TERCEIRIZACAO_Banner

Com a recente aprovação da Lei da Terceirização, as organizações podem fazer esse processo com menos burocracia e como uma opção para reduzir custos e simplificar a admissão de novos colaboradores.

Com o intuito de ajudar os empresários a fazer uma análise geral sobre a possibilidade de adotar a terceirização na sua empresa, apresentamos algumas vantagens  nesta prática:

MAIOR FOCO NO NEGÓCIO

Ao terceirizar serviços operacionais, como limpeza, conservação, recursos humanos, portaria, tecnologia da informação e manutenção, a empresa consegue manter maior foco nas suas principais atividades e aumenta a sua capacidade de entregar resultados em um menor espaço de tempo. Ou seja, ela melhora sua performance.

Dessa forma, serviços periféricos ficam por conta da terceirizada, o que deixa a companhia livre de preocupações, elevando a eficiência e produtividade não apenas em sua atividade-fim (foco do negócio) mas também nas suas atividades-meio (que normalmente são terceirizadas).

MENOR ESFORÇO POR PARTE DA GESTÃO CORPORATIVA

Em muitas PMEs, as atividades secundárias exigem um grande esforço por parte da gestão, o que pode ser desproporcional à vantagem para o negócio em si.

Contratar uma nova secretária, por exemplo, é bem mais simples do que um engenheiro, pois as terceirizadas conseguem repor essa mão de obra com facilidade para o seu negócio.

AUMENTO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NAS EMPRESAS

Em alguns casos, o seu negócio precisa de profissionais altamente capacitados para resolver problemas, como na área de Tecnologia da Informação. Entretanto, contratar essas pessoas pela própria empresa é um processo oneroso, já que estamos falando de funcionários altamente qualificados, com salários mais elevados e, por consequência, mais caros para o empreendimento.

A terceirização geralmente resolve esse problema. Isso porque ela fornece às empresas serviços especializados a um preço fixo, estipulado em contrato. Assim, não há a necessidade de despender gastos com salários e custos previdenciários.

MAIOR CONTINUIDADE NAS OPERAÇÕES

Com a terceirização, faltas e desligamentos de profissionais são cobertos de forma mais rápida e eficiente, garantindo a continuidade dos serviços em seu negócio.

No caso de desligamentos e licenças por parte dos profissionais, a reposição do quadro de funcionários é quase imediata.

DIMINUIÇÃO DO CUSTO TRABALHISTA

Qualquer empreendedor sabe o quanto é caro contratar um novo colaborador. Além disso, quanto mais alto o seu nível de especialização, maior o salário e seu custo trabalhista.

No caso de demissão desse funcionário, seu negócio também precisa arcar com despesas previdenciárias e trabalhistas, trazendo um grande impacto para o seu caixa.

Com a terceirização, isso não acontece, pois é a empresa provedora que cuida dessas questões. Nesse contexto, seu negócio não precisa mais se preocupar com o passivo trabalhista.

5 vantagens para a terceirização