meu-primeiro-emprego-2018-inscricoes

Garra, determinação e boa vontade! Não é fácil começar uma carreira, ainda mais quando o mercado exige experiência.

Antes de mais nada procure estar atento às oportunidades, conheça a si mesmo, e procure desenvolver as competências que farão de você um profissional diferenciado. Boa comunicação, organização e flexibilidade são 3 das mais requeridas.

Se você gosta de se relacionar com pessoas procure algo onde você irá interagir com outras pessoas e que possa também aprender com elas. Caso você seja mais introspectivo não deixe de colocar isso em cursos e entrevistas preparatórias pois, com certeza será direcionado para ocupações mais solitárias, mas não se esqueça, você sempre deve sair da sua “zona de conforto” pois só assim conseguirá oportunidades de crescimento.

Solte-se! Aprenda a fazer algo diferente e se desenvolver para que possa ser mais proativo em todas as suas experiências.

Mas como conseguir dar esse ‘Start’ se você é jovem e ainda não tem uma formação técnica ou graduação ?

Vamos falar neste e nos próximos blogs qual o caminho das pedras.

Menor Aprendiz

Muitas empresas contratam o que chamamos de Jovem Aprendiz. Nessa modalidade de trabalho, as empresas empregadoras buscam junto às Instituições jovens entre 16 e 21 anos com o objetivo de lhes oferecer conhecimento prático em algumas áreas de atuação !  Caso você ainda queira se tornar um, seguem algumas dicas de locais onde pode aprimorar seus conhecimentos e se preparar para entrar no mercado de trabalho.

Como estamos aqui na Baixada Santista temos dois caminhos para você! Procure o Camps Santos ou Camps São Vicente.

O CAMPS é uma instituição, sem fins lucrativos, que recebe jovens em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal com a intenção de contribuir com a inserção do jovem aprendiz no mundo do trabalho. Na realidade ela abre as portas para que você possa aprender a se portar dentro de uma empresa.

Os aprendizes participam do curso de formação para a inserção e integração ao mercado de trabalho, dentro do projeto Avante para o Futuro, que dura três meses, realizado no contraturno escolar.

Após a conclusão, são avaliados e encaminhados para a aprendizagem prática nas empresas parceiras e, concomitantemente, fazem os cursos habilitados pelo Ministério do Trabalho. Os jovens trabalham seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, com intervalo de duas horas, durante quatro dias na semana, sendo um dia de curso no CAMPS.

Também temos a JIP que tem cursos preparatórios onde você poderá desenvolver seu potencial e ser inserido no mercado de trabalho das empresas parceiras de São Vicente.

Estágios

Cadastre-se no Programa Jovem Cidadão – Meu primeiro Trabalho do governo do Estado de São Paulo. O Programa Jovem Cidadão –Meu Primeiro Trabalho é um programa de caráter social do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Estadual nº 44.860 de 7 de abril de 2000, complementado pelo Decreto Estadual nº 45.761, de 19 de abril de 2001 e Decreto Estadual nº 53.807, de 11 de dezembro de 2008, por intermédio de parceria entre governo, empresas da iniciativa privada ou entidades sem fins lucrativos.

O Programa tem como objetivo oferecer aos estudantes do ensino médio do sistema público estadual matriculados e com frequência efetiva, com idade entre 16 a 21 anos, a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado, reduzindo assim a vulnerabilidade juvenil e melhoria do desempenho escolar.

O estágio deverá ser desenvolvido de acordo com os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases e do Estatuto da Criança e do Adolescente, de forma a possibilitar ao estagiário “… atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio…” (Art. 2° Decreto n° 87.497/82). O estagiário não poderá exercer atividades que o exponha a situações de periculosidade, insalubridade, danos físicos, psíquicos ou morais.

Iremos também abordar como se tornar um estagiário mas isso será assunto do próximo blog, ok?

A semana que vem tem mais, não se esqueça, toda segunda-feira teremos assuntos referentes ao mercado de trabalho!

Esperamos por você!

Three Young Teenagers

Você sabe do que precisa para conseguir o seu primeiro emprego?